Geração de Espaços Reflexivos com Jovens na Comunidade de Santa Elena, El Cerrito

Autores

  • Johan Felipe Olmos Vargas

DOI:

https://doi.org/10.18046/retf.i19.5566

Palavras-chave:

Fórum de cinema, jovens, teoria da rede do ator, tecido social

Resumo

Este artigo é parte da realização de um projeto de psicologia social comunitária que vinculou um grupo de jovens da aldeia de Santa Elena, município de El Cerrito, em espaços de participação e organização juvenil em torno da reflexão social e territorial com foco que envolveu pesquisa - ação; o projeto foi guiado pela teoria do Ator-Rede (TAR) como forma de análise do fenômeno e roteiro para propor atividades que permitissem mobilizar a ação dos jovens nos espaços que compõem as redes de tecido social da comunidade, o o corregimiento caracterizou-se pela falta de espaços e atividades culturais que promovam o bom uso do tempo livre, assim como encontros e diálogos juvenis; Assim, por meio de fóruns de cinema, pretendia-se gerar espaços que promovessem o diálogo e a reflexão coletiva sobre o território e os femémonos da juventude. Como conclusão, obtém-se que a partir do fórum do cinema se formou um ator não humano, sobre o qual foram mobilizadas as intenções dos atores humanos para refletir sobre sua própria realidade, da mesma forma, constata-se que a formação do tecido social é um processo complexo em que convergem os atores presentes no território.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Carrera, J. (2015). Miedo social, intervención comunitaria y promoción cultural en Chihuahua. Reflexiones sobre un estudio de caso. Cuicuilco vol.21 no.60 México. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-16592014000200012

Cittadini, Roberto, Javier, Vitali, Aranguren, Cecilia, Ledesma, Sandra y Prividera, Guido (2015). La teoría del “Actor Red” y la implementación de Observatorios de Prácticas Territoriales. I Congreso Latinoamericano de Teoría Social. Instituto de Investigaciones Gino Germani. Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires. Disponible en: https://cdsa.aacademica.org/000-079/49.pdf

Colectivo por una Educación Intercultural. (2010). Manual para la Animación Sociocultural

Colmenares, E. y Piñero, M. (2008) LA INVESTIGACIÓN ACCIÓN Una herramienta metodológica heurística para la comprensión y transformación de realidades y prácticas socio-educativas. Revista de Educación Laurus. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76111892006

Correa, M. y Gonzales, M. (2012). El concepto de mediación técnica en Bruno Latour Una aproximación a la teoría del actor red. Psicología, Conocimiento y Sociedad, vol. 2, núm. 1. Disponible en: https://repository.javeriana.edu.co/bitstream/handle/10554/4120/tesis365.pdf

Cruz. A (2015). Bruno Latour y el estudio de lo social: construcción y actuación en red. Revista Lebret. Disponible en: https://www.researchgate.net/públication/310432125_Bruno_Latour_y_el_estudio_de_lo_social_construccion_y_actuacion_en_red

Larrión, J. (2019). Teoría del actor-red. Síntesis y evaluación de la deriva postsocial de Bruno Latour. Revista Española de Sociología, 28 (2), 323-341. Disponible en: https://recyt.fecyt.es/index.php/res/article/view/71437

Latour, B. (2008). Reensamblar lo social. Editorial Manantial.

Ley 1622 de 2013. Por medio de la cual se expide el estatuto de ciudadanía juvenil y se dictan otras disposiciones. Disponible en: https://www.funcionpública.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=52971

López, E. y Juárez, F. (2004). Apuntes de Métodos y Técnicas de Investigación en Psicología Social. Instituto Nacional de Psiquiatría Ramón de la Fuente. Disponible en: https://www.rincondepaco.com.mx/rincon/Inicio/Apuntes/Metodos.pdf

Mosquera, N. (2020). Procesos De Organización Juvenil: Participación Y Ciudadanías Juveniles. Intervención Desde Trabajo Social En El Marco De La Práctica Académica Realizada En La Coordinación De Juventud Del Municipio De Apartadó Antioquia. Universidad de Antioquia. Disponible en: https://bibliotecadigital.udea.edu.co/handle/10495/18626

Moya, E. Quiroz, J. Rodríguez, L. (2013) Una experiencia de Investigación y Acción Participativa con la comunidad de la Vereda El Charquito – Soacha. Universidad Católica de Colombia. Disponible en: https://repository.ucatolica.edu.co/handle/10983/1097?locale=es

Moya, M. (s,f). El cine como herramienta de intervención comunitaria: un estudio aplicado a las necesidades sociosanitarias actuales del barrio de Rafalafena. Universitat JAUME I. Disponible en: http://repositori.uji.es/xmlui/handle/10234/185214

Parra, A. y Gitahy, L. (2017). Movimiento social como actor-red: ensamblando el Comité para la defensa del Agua y del Páramo de Santurbán. Universidad Estadual de Campinas. Disponible en: http://www.scielo.org.co/pdf/unih/n84/0120-4807-unih-84-00113.pdf

Quiroz, A. y Velásquez, A (s.f). Técnicas Interactivas para la investigación social cualitativa. Disponible en: http://proyectos.javerianacali.edu.co/cursos_virtuales/posgrado/maestria_asesoria_familiar/proyectos_I/m%C3%B3dulo%202/Tecnicas%20Interactivas%20-%20Quiroz.pdf

Raglianti, F (2018). Actores, objetos, figuras: el giro sociomaterial en la teoría de la acción. Universidad de Chile. Disponible en: https://www.redalyc.org/journal/101/10159420007/html/

Ruiz, F. (2010). Cine, valores humanos y cultura de paz: Conflicto y armonía. Derrotero de una experiencia educomunicativa. Universidad de Lima. Disponible en: https://www.researchgate.net/públication/321381297_Cine_valores_humanos_y_cultura_de_paz_Conflicto_y_armonia_Derrotero_de_una_experiencia_educomunicativa

Publicado

2022-08-15

Como Citar

Geração de Espaços Reflexivos com Jovens na Comunidade de Santa Elena, El Cerrito. (2022). Trans-Pasando Fronteras, (19), 69-99. https://doi.org/10.18046/retf.i19.5566