Quando Oliver beijou outro garoto, seu melhor amigo, Dick. Línguas literárias e linguagem violenta dirigida a jovens LGBTQ no sistema escolar

Autores

  • Mauricio Pulecio Universidad de Pittsburgh

DOI:

https://doi.org/10.18046/recs.i15.1986

Palavras-chave:

LGBTQ, discriminação, língua, literatura, educação, diversidade sexual, Fernando Molano

Resumo

Este artigo analisa como a linguagem ofensiva mantém e propaga a discriminação contra jovens LGBTQ no sistema de ensino básico. Argumenta-se que este problema é global, embora o caso colombiano seja analisado para formular uma resposta a partir do nível local. Mostram-se os resultados de um trabalho de campo realizado pelo autor em escolas de classe 5 e 6 em Bogotá, para exemplificar as expressões de ódio que circulam no contexto educacional. Peças literárias também são estudadas, principalmente do escritor homossexual Fernando Molano Vargas (1961-1998), e defende-se a sua inclusão no currículo educativo. Em conclusão, procura-se contrastar uma linguagem ofensiva com uma linguagem literária na qual formas de resistência capazes de legitimar os afetos não heterossexuais são expressas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauricio Pulecio, Universidad de Pittsburgh

    Abogado de la Universidad Nacional de Colombia (2007), y Magíster Magna Cvm Lavde de la Pontificia Universidad Javeriana (2010), donde recibió además Mención de Honor por su trabajo de grado. Actualmente es candidato a Ph.D in Hispanic Languages and Literatures con especialidad en Gender, Sexuality and Women's Studies, University of Pittsburgh. Ha recibido el Elizabeth Baranger Teaching Award 2015, por excelencia en la enseñanza, otorgado por la Graduate Student Association, Dietrich School of Arts & Sciences, University of Pittsburgh. En 2008 fue galardonado con la beca "Jóvenes investigadores e Innovadores" conferida por COLCIENCIAS. Ha publicado varios artículos sobre temas de género, sexualidad, educación y cultura, y ha sido profesor de la Universidad Jorge Tadeo Lozano e investigador del Instituto PENSAR de la Pontificia Universidad Javeriana. Sus intereses son teorías de género y sexualidad, literatura y cultura latinoamericana, filosofía del lenguaje, filosofía política y filosofía del derecho.

Referências

BUTLER, J. (2007). El Género en Disputa. Barcelona: Paidós.

BUTLER, J. (1997). Lenguaje, poder e identidad. Madrid: Síntesis.

CANTOR, E. (2008). Homofobia y Convivencia Escolar. Bogotá, Colombia: Universidad Pedagógica Nacional.

CORNEJO, G. (2011). "Contra la familia: ¿Cómo hacer justicia a los niños afeminados?" Nómadas (35). Bogotá, Colombia: Universidad Central.

CONSEJO DE ESTADO. Sentencia de 12 de Noviembre de 2014, Impugnación de Acción de Tutela. República de Colombia.

EL ESPECTADOR. (2008). Nuevas protestas en colegio de Manizales por dos niñas lesbianas. 28 de Abril de 2008.

EL TIEMPO. (2012). 28 de Enero. Según concejal, dar clases sobre la comunidad LGBT podría estar promoviendo la homosexualidad. 29 de Enero de 2012.

EL TIEMPO. Dos estudiantes lesbianas que habían sido expulsadas de un colegio de Manizales serán reintegradas. 24 de Abril de 2008.

ERIBON, D. (2000). Identidades, reflexiones sobre la cuestión gay. Barcelona: Ediciones Bellaterra.

FELMAN, S. (2002). The Juridical Unconscious: Trials and Traumas in the Twentieth Century. Harvard: University Press.

HALBERSTAM, J. (2005). In a Queer Time and Place: Transgender Bodies, Subcultural Lives. NY: New York University Press.

HANSON, E. (2011). The Future's Eve: Reparative Reading after Sedgwick''. The South Atlantic Quarterly, 110 (1), 101–119.

LEMAITRE RIPOLL, J. (2009). El derecho como conjuro: fetichismo legal, violencia y movimientos sociales. Bogotá, Colombia: Siglo del Hombre y Universidad de Los Andes.

MOLANO VARGAS, F. (1992). Un Beso de Dick. Medellín, Colombia: Cámara de Comercio.

MOLANO VARGAS, F. (2012). Vista desde una acera. Bogotá: Seix Barral.

MOLANO VARGAS, F. (1997). Todas mis cosas en tus bolsillos. Universidad de Antioquia, Colombia: Celeste.

REPÚBLICA DE COLOMBIA. (2011). Corte Constitucional. Sentencia T–905

RORTY, R. (2000). "Derechos Humanos, racionalidad y sentimentalismo", en: Verdad y progreso. Barcelona: Paidós.

SEDGWICK, E. (2003). "Paranoid Reading and Reparative Reading, or, You're So Paranoid, You Probably Think This Essay Is about You", en: Touching Feeling: Affect, Pedagogy, Performativiy. Duke University Press.

Fuentes online

And This is Jamey's HAUSE. (2011, 4 de Mayo). "It Gets Better, I promise!". Youtube [archivo de video] Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=–Pb1CaGMdWk

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Pulecio, M. (2015). Quando Oliver beijou outro garoto, seu melhor amigo, Dick. Línguas literárias e linguagem violenta dirigida a jovens LGBTQ no sistema escolar. Revista CS, (15), 17-39. https://doi.org/10.18046/recs.i15.1986