Rosas e espinhos. Representações das mulheres na arte colombiana 1868-1910

Autores

  • Luz Adriana Hoyos Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá D.C.

DOI:

https://doi.org/10.18046/recs.i17.1970

Palavras-chave:

Representação, Habitus, Distinção, História cultural

Resumo

O objetivo principal deste artigo é expor as sugestões e conclusões principais da pesquisa “Mulheres Visíveis/Mulheres invisíveis. Representações das mulheres na arte colombiana 1868-1910”. A análise de pinturas, desenhos e séries litográficas de quadros de costumes durante o período escolhido mostra como as representações das mulheres legitimaram modelos diferenciados para os diferentes setores sociais. A metodologia utilizada é própria da História Cultural que estuda as representações e a difusão e circulação das produções culturais. Como categorias de análises usaram-se os conceitos de Pierre Bordieu: Campo, Distinção e Habitus que foram aplicados especificamente à época estudada e permitiram determinar a influência que  as elites exerceram tanto e na produção das obras de arte, como na criação de práticas que, associadas aos manuais e à imprensa dedicada às mulheres definiram formas de comportamento que atribuíram a estas características morais e cristãs específicas. O estudo conclui como uma grande parte dos retratos femininos selecionados definiu um modelo idealizado de mulher que se u às estratégias de difusão estabelecidas pelos grupos de elite.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luz Adriana Hoyos, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá D.C.
    Magister en Historia de la Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá. Investigadora en temas de Historia cultural, Historia de las mujeres, Teoría de la representación, Estudios de Género e Historia del arte colombiano. Becaria del Ministerio de Cultura de España en la Estancia “Gestión y coordinación de actividades de difusión para los Museos Estatales” en Madrid, 2008. En la actualidad, es docente hora cátedra de la Universidad Javeriana Cali en el Departamento de arquitectura, arte y diseño, y de la Universidad del Valle en el Departamento de historia; así como curadora independiente en el arte de las mujeres artistas colombianas y extranjeras.

Referências

Acuña, R. (2002). El papel periódico Ilustrado y la génesis de la configuración de un campo artístico en Colombia. Tesis de la Maestría en Sociología, pp. 89-96. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.

Bordieu, P. (2002). La distinción. México: Taurus.

Burke, P. (2006). Peter Burke, ¿Qué es la historia cultural?. Barcelona: Paidós.

Chartier, R. (1996). Escribir las prácticas. Barcelona: Paidós.

Colorado, M. (2000). Género y perspectiva de género. Conflicto y género. España: IPC de la Corporación de Promoción Popular.

Francastel, G., & Francastel, P. (1988). El retrato. Madrid: Cátedra.

Gutiérrez, F. S. (2006). Tratado del dibujo y la pintura. México: Fondo Cultural para la cultura y las artes ―Conaculta.

Helg, A. (1987). La educación en Colombia: 1918-1957. Primera. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.

IEP Instituto de Estudios Peruanos. (2002). Taller interactivo: prácticas y representaciones de la Nación, Estado y Ciudadanía en el Perú. El trabajo de la representación. Perú: Cultural Representations and Signifying.

Palacios, M. (1986). Estado y clases sociales en Colombia. Bogotá: Procultura.

Pérez, A. C. (2006). Imágenes sobre la cotidianidad de los campesinos del altiplano central. Colombia, 1919–1940. La Nación en América Latina: De su invención a la globalización neoliberal. Michoacán: Instituto de investigaciones históricas.

Sánchez, E. (1987). Ramón Torres Méndez, pintor de la Nueva Granada 1809–1885. Bogotá: Fondo Cultural Cafetero.

Segura, M. (1979). Gran Enciclopedia de Colombia del Círculo de Lectores. Tomo de biografías. Obtenido de lablaa.org: http://www.lablaa.org/blaavirtual/biografias/torrramo.html

Serrano, E. (1978). Andrés de Santa María. Mambo: Carlos Valencia Editores.

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Hoyos, L. A. (2015). Rosas e espinhos. Representações das mulheres na arte colombiana 1868-1910. Revista CS, (17), 83-108. https://doi.org/10.18046/recs.i17.1970