ENTRE O CONCEITO E A PRÁTICA: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (publicado em espanhol)

Autores

  • Faride Crespo Razeg Administradora de Empresas, Universidad Icesi, Colombia. Profesora, Departamento Gestión Organizacional, Universidad Icesi, Colombia. Grupo de Investigación “Competitividad y Mercadeo en las Organizaciones”, afiliado a la Universidad Icesi, Clasificación B de Colciencias.

DOI:

https://doi.org/10.1016/S0123-5923(10)70137-6

Palavras-chave:

Responsabilidade social empresarial (RSE), responsabilidade social corporativa (RSC), práticas socialmente responsáveis

Resumo

Dada a importância do conceito de Responsabilidade Social no mundo dos negócios, a pouca clareza e a relação com as práticas, é fundamental tentar compreendê-lo para o definir e desse modo saber quais são as ações a implementar para ser socialmente responsável. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar dois tipos de discussões sobre o conceito, por um lado, o que se poderia chamar de questões conceituais ou teóricas, além de apresentar alguns dos estudos desenvolvidos na América Latina, especialmente na Colômbia. Para isso foi necessário fazer uma espécie de genealogia sobre o conceito por meio de uma revisão bibliográfica, encontrando a importância da relação entre o teórico e empírico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Archila, M. (2006). Los movimientos sociales en la encrucijada de comienzos del siglo XXI. En B.F. Leal (Ed.), En la encrucijada. Colombia en el siglo XXI (pp. 261-290). Bogotá: Norma.

Barroso, F.G. (2008). La responsabilidad social empresarial: un estudio en cuarenta empresas de la ciudad de Mérida, Yucatán. Contaduría y Administración, 226, 73-91.

Bowen, H.R. (1953). Social Responsibilities of the Businessman. New York, NY: Harper & Row.

Cardozo, M. (2003). Las empresas y su responsabilidad en el campo social. Economía, Sociedad y Territorio, 5(13), 167-187.

Carroll, A.B. (1999). Corporate Social Responsibility: Evolution of a Definitional Construct. Business and Society, 38(3), 268-295.

Cavarozzi, M. (1995). Más allá de las Transiciones a la Democracia en América Latina. En J.L. Reyna (Ed.), América Latina a fines de siglo (pp. 85-111). México: Fondo de Cultura Económica.

Cortina, A. (2003). Construir confianza. Ética de la empresa en la sociedad de la información y las comunicaciones. Madrid: Trotta.

Drucker, P.F. (1984). The New Meaning or Corporate Social Responsibility. California Management Review, 26(2), 53-63.

Freeman, R.E. (1984). Strategic Management: A Stakeholder Approach. Boston, MA: Pitman.

Friedman, M. (September 30, 1970). The Social Responsibility of Business is to Increase its Profits. The New York Times Magazine. Disponible en: http://www.ethicsinbusiness.net/case-studies/the-social-responsibility-of-business-is-to-increase-its-profits/

Giraldo, G. (2008). Responsabilidad Social Empresarial en Antioquia. Universidad Eafit, 44(149), 38-59.

Gutiérrez, R., Avella, L.F. y Villar, R. (2006). Aportes y desafíos de la responsabilidad social empresarial en Colombia. Bogotá: Fundación Corona.

Heald, M. (1970). The Social Responsibilities of Business: Company and Community, 1900-1960. Cleveland, OH: Case Western Reserve University Press.

Johnson, H.L. (1971). Business in Contemporary Society: Framework and Issues. Belmont, CA: Wadsworth.

Jones, T. M. (1980). Corporate Social Responsibility Revised, Redefined. California Management Review, 22(3), 59-67.

López, C.M. (2006). El rol del Estado en la responsabilidad social de las empresas: Un debate necesario. Montevideo, Uruguay: Caligráficos S.A.

Lozano, J. y Soler, I. (2000). La empresa en la sociedad: responsabilidades éticas. En A.M. Güell, y M. Vila (Eds.), América Latina y España: un mundo compartido (pp. 29-43). Barcelona: Bronce.

Magno, A. y Silva, B. (2007). Ciudadanía Empresarial: o Ardil da Destituição do Dissenso. Ciências Sociais Unisinos, 43(3), 267-276.

Mercado, P. y García, P. (2007). La responsabilidad social en empresas del Valle de Toluca (México): un estudio exploratorio. Estudios Gerenciales, 23(102), 119-135. Disponible en: http://bibliotecadigital.icesi.edu.co/biblioteca_digital/bitstream/item/1082/1/Responsabilidad_social_empresas_valle_Toluca.pdf

Perdiguero, T. (2003). La responsabilidad social de las empresas en un mundo global. Barcelona: Anagrama.

Rostein, F. (2004). La responsabilidad social empresarial en Argentina: Tendencia y oportunidades. Revista Latinoamericana de Administración, 32, 5-28.

Steiner, G.A. (1971). Business and Society. New York, NY: Random House.

Villar, R. y Castro, B. (1998). Historia de las entidades sin ánimo de lucro en Colombia (Borrador). Bogotá, Colombia: Auspiciado por el Departamento Nacional de Planeación.

Publicado

2010-12-31

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Como Citar

ENTRE O CONCEITO E A PRÁTICA: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (publicado em espanhol). (2010). Estudios Gerenciales, 26(117), 119-130. https://doi.org/10.1016/S0123-5923(10)70137-6