QUALIFICAÇÕES EXIGIDAS AOS GERENTES DE RECURSOS HUMANOS PARA UM DESEMPENHO EFICAZ DAS EMPRESAS INDUSTRIAIS EM CALI (publicado em espanhol)

Autores

  • Aída Florencia Medina Lorza Máster en Psicología Organizacional y del trabajo de la Universidad del Valle. Profesora tiempo completo Universidad Icesi, Colombia.
  • Delio Ignacio Castañeda Zapata Candidato a Doctor en Comportamiento Organizacional, Universidad Autónoma de Madrid, España. Magíster en Educación con énfasis organizacional, Universidad de Manchester, Inglaterra. Profesor de Administración de la Universidad Javeriana en Bogotá, Director de la Maestría en Psicología área organizacional y del trabajo de la Universidad Católica de Colombia.

DOI:

https://doi.org/10.1016/S0123-5923(10)70115-7

Palavras-chave:

Competências, recursos humanos, perfil por competências

Resumo

O presente trabalho de investigação teve como objetivo identificar quais são as competências exigidas aos responsáveis pela gestão de recursos humanos (GRH), que facilitam seu desempenho eficaz em empresas do setor industrial da cidade de Cali, Colômbia. O estudo foi enquadrado na pesquisa qualitativa, a qual se caracteriza por ser interativa e reflexiva. Participaram do estudo 14 pessoas, das quais 7 eram GRH e 7 eram seus chefes, com os quais foram realizadas entrevistas em profundidade. De acordo com os resultados, os participantes concordaram em que a competência mais necessária para os GRH é o entendimento do negócio. Estes resultados são consistentes com os resultados de estudos recentes como o de Brockbank e Ulrich (2006).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Albizu, E. y Landeta, J. (Coord.). (2001). Dirección estratégica de los recursos humanos. Madrid: Pirámide.

Álvarez, A., Gómez, J. y Ratto, P. (2004). Competencias requeridas por el mercado laboral chileno y competencias actuales de estudiantes de Psicología con orientación laboral/organizacional, en una universidad privada. Pharos, 11, 113-116. Recuperado el 7 de marzo de 2008 de http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/208/20811109.pdf.

Amit, R. y Schoemaker, P. J. (1993). Strategic Assets and Organizational Rent. Strategic Management Journal, 14(1), 33-46.

Arnold, J. y Mackenzie, K. (1992). Self-ratings and supervisors ratings of graduate employee's competences during early career. Journal Occupational and Organizational Psychology, 65, 235-250.

Bohlander, G., Snell, S. y Sherman, A. (2001). Administración de recursos humanos. México: Thomson.

Boyatzis, R. E. (1982). The competent manager: a model for effective performance. New York: John Wiley y Sons.

Brockbank, W., Ulrich, D., Yeung, A. K. y Lake, D. G. (1995). Human resource competencies: an empirical assessment. Human Resource Management, 34(4), 473-495.

Brockbank, W. y Ulrich, D. (2002). Investigación sobre competencias de recursos humanos. Buenos Aires: Universidad Austral.

Brockbank, W. y Ulrich, D. (2006). La propuesta de valor de recursos humanos. Madrid: Deusto.

Calderón, G. (2006). La gestión humana y sus aportes a las organizaciones colombianas. Cuadernos de Administración, 19, 9-55.

Castañeda, D. I. (2009). Desarrollo de competencias para el trabajo. Carta de Psicología, 36, 20-21.

Castro, A. (2004). Las competencias profesionales del psicólogo y las necesidades de perfiles profesionales en los diferentes ámbitos laborales. Interdisciplinaria, 21, 117-152.

Celiberti, A. y Martínez, S. (2000) Perfiles de competencias de psicólogos que trabajan en el campo por modalidades de trabajo. Trabajo de Pregrado no publicado. Instituto de Psicología. Departamento de Psicología Social y Organizacional, Universidad del Valle, Cali, Colombia.

De la Vega, R. (1998). Reflexiones críticas en torno a la gestión de los recursos humanos por competencias. Estudios Financieros, 185, 159-178.

Derven, M. (2008). Lessons learned: using competency model to target training needs. T+D, December, 68-73.

Ducci, M. (1997). El enfoque de competencia laboral en la perspectiva internacional. En: Formación basada en competencia laboral: situación actual y perspectivas, (pp. 15-26). Montevideo: Cinterfor/OIT. Recuperado el 7 de Marzo de 2008 de http://www.ilo.org/public/spanish/region/ampro/cinterfor/publ/competen/pdf/libmex.pdf

Escobar, M. (2005). Las competencias laborales: ¿La estrategia laboral para la competitividad de las organizaciones? Estudios Gerenciales, 21(96), 31-55.

Exley, M. y Legge, K. (2001). Authority, ambiguity, and adaptation: The personnel specialist's dilemma. Industrial Relations Journal, 3, 51-65.

Fleury, A. y Fleury M. (2001) Estratégias empresarias e formação de competencias. Sao Paulo Atlas.

García, M. (2006). Estrategias de aprendizaje de directivos universitarios para el desarrollo de competencias gerenciales. Tesis de Maestría no publicada, Instituto de Psicología, Departamento de Psicología Social y Organizacional, Universidad del Valle, Cali, Colombia.

Gilbert, P. y Parlier, M. (1992). La compétence: du mot valise au concept opératoire. Actualité de la formation permanente, 116, 14- 18.

Gowler, D., y Legge, K. (2001). Personnel and paradigms: Four perspectives on the future. Industrial Relations Journal, 3, 225-235.

Gowler, D., Legge, K., y Clegg, C. (1993). Case studies in organizational behaviour and Human Resource Management. British Journal of Industrial relations, 12, 614-615.

HayGroup. (1996). Las competencias: clave para una gestión integrada de los recursos humanos. Bilbao: Ediciones Deusto S.A.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2007). Metodología de la investigación. México: McGraw- Hill.

Hewitt, A. y Lesser, E. (2007). Critical organizational competencies for a globally integrated world. Chief Learning Officer, 6(9), 50- 53.

Hirata, H. (1997). Os mundos do trabalho. En: A. Casali, I. Rios, J. E. Teixeira y M. S. Cortella (Orgs.). Empregabilidade e educação. Novos caminhos no mundo do trabalho. São Paulo: EDUC-RODIA.

Kahane, E. (2008). Competence management: Cracking the code for organizational impact. T+D, 62(5), 71-77.

Kamoche, K. (1996). Strategic human resource management within a resource-capability view of the firm. Journal of Management Studies, 33(2), 213-233.

Le Boterf, G. (2001). Ingeniería de las competencias. Barcelona Ediciones Gestión, 2000 S.A.

Levy-Leboyer, C. (1992). Evaluación del personal. Madrid: Diaz de Santos.

Levy-Leboyer, C. (1996). Gestión de las Competencias. Cómo analizarlas; cómo evaluarlas; cómo desarrollarlas. Barcelona: Ediciones Gestión 2000.

Levy-Leboyer, C. (2001). Gestión de competencias. Buenos Aires: Ediciones Gestión, 2000.

Liquidano, M. C. (2006). El administrador de recursos humanos como gestor de talento humano. Sus competencias y la relación de las prácticas de administración de recursos humanos. Contaduría y Administración, 220, 145-78. Recuperado el 7 de marzo de 2008 de: http://www.ejournal.unam.mx/rca/220/RCA22007.pdf.

Marín, S., Berrocal, F., y Sanz, P. (2003) Los perfiles de exigencias en la ocupación del profesional de recursos humanos. Psicología desde el Caribe, 12, 13-38.

McClelland, D. C. (1973). Testing for competencies rather than intelligence. American Psychologist, 28, 1-14.

Moreno, M. J., Pelayo, Y., y Vargas A. (2004). La gestión por competencias como herramienta para la dirección estratégica de los recursos humanos en la sociedad del conocimiento. Revista de Empresa, 10, 56-72.

Pinto, J. (2007). Sistemas de gestión de competencias basados en capacidades y recursos y su relación con el sistema SECI de gestión del conocimiento, realizadas por las pequeñas empresas del Urola Medio (España). Estudios Gerenciales, 23(105), 13-38.

Porter, M. (1996). What is strategy? Harvard Business Review, 74(6), 61-78.

Prilleltensky, I. (1994). The morals and politics of Psychology. New York: State University of New Cork Press.

Puga, J. y Martínez, L. (2008). Competencias directivas en escenarios globales. Estudios Gerenciales, 24(109), 87-103.

Quin, R. E., Faerman, S. R., Thompson, M. P. y Macgrath, M. R. (1990). Becoming a master manager. New York: Wiley & Sons.

Ramlall, S. J. (2006). Identifying and understanding HR competencies and their relationship to organizational practices. Applied H.R.M. Research, 11(1), 27 -38.

Rampat, A. (2005). HR transformation survey. SBPOA y ADP. Noviembre.

Rodrigo, P. (2000). Selección por competencias, importancia del perfil a definir y técnicas. Capital Humano, 134, 6-7.

Rothwell, W., Prescott, R. y Taylor, M. (1998). Strategic human resource leader. Palo Alto: Davies Black Publishing.

Rothwell, W., Prescott, R. y Taylor M(2008). Human resource transformation. Mountain View: Davies Black Publishing.

Saracho, J. M. (2003). Un modelo general de gestión por competencias. Buenos Aires: Serie Dirección.

Spencer, L. M. y Spencer, S. M. (1993). Competence at work. New York: John Wiley & Sons.

Universidad Complutense de Madrid (2002). Perfil del Director de Recursos Humanos en el Nuevo Milenio. Centro de Investigación en Recursos Humanos CIRH. Recuperado el 7 de marzo de 2008, http://www.ucm.es/info/teamwork/abarrasa/pub/other1.pdf

Vara, R. (1999). Perfiles de competencias a medida: ¿Por qué es imprescindible hacerlo así? Capital Humano, 123, 10-12.

Varela, R. y Bedoya, O. (2006). Modelo conceptual de desarrollo empresarial basado en competencias. Estudios Gerenciales, 22 (100), 21-47.

Valle, R., Martín, F., Romero, P., y Dolan, S. (2000). Business strategy, work processes and human resources training: are they congruent? Journal of Organizational Behavior. 21, 283-287.

Woodruffe, C. (1993). What is meant by a competency? Leadership and Organization Development Journal, 14(1), 29-36.

Woodall, J. y Winstanley, D. (1998). Management development: Strategy and practice. Oxford: Blackwell Business.

Wright, P. M. y McMahan, G. C. (1992). Alternative theorical perspectives for strategic human resource management. Journal of Management, 18, 295-320.

Publicado

2010-06-30

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Como Citar

QUALIFICAÇÕES EXIGIDAS AOS GERENTES DE RECURSOS HUMANOS PARA UM DESEMPENHO EFICAZ DAS EMPRESAS INDUSTRIAIS EM CALI (publicado em espanhol). (2010). Estudios Gerenciales, 26(115), 117-140. https://doi.org/10.1016/S0123-5923(10)70115-7