O perfil decisório do empresário PME de Bahía Blanca, Argentina: que variáveis o caracterizam?

Autores

  • Melisa N. Manzanal Profesora adjunta, Departamento de Ciencias de la Administración, Universidad Nacional del Sur, Bahía Blanca, Argentina. https://orcid.org/0000-0002-0201-1059
  • Fernanda Villarreal Profesora adjunta, Departamento de Matemática, Universidad Nacional del Sur, Bahía Blanca, Argentina. https://orcid.org/0000-0001-7731-5981
  • Gastón S. Milanesi Profesor titular, Departamento de Ciencias de la Administración, Universidad Nacional del Sur, Bahía Blanca, Argentina. https://orcid.org/0000-0003-1759-6448
  • Hernán P. Vigier Profesor titular, Departamento de Economía, Universidad Nacional del Sur, Bahía Blanca, Argentina. Investigador, Centro de Emprendedorismo y Desarrollo Territorial Sostenible – CEDETS, Universidad Provincial del Sudoeste – Comisión de Investigaciones Científicas, Bahía Blanca, Argentina. https://orcid.org/0000-0003-0774-8620

DOI:

https://doi.org/10.18046/j.estger.2020.156.3607

Palavras-chave:

empresários de PME, perfil decisório, heurística

Resumo

O objetivo deste trabalho foi categorizar os empreendedores de PMEs de Bahía Blanca, Argentina, segundo seu perfil decisório (racional, heurístico, híbrido) e determinar quais variáveis o caracterizam. A abordagem metodológica utilizada foi quantitativa e o método de pesquisa descritivo-correlacional. Os resultados indicaram que o grupo mais observado é aquele com perfil híbrido e que os empreendedores mais longevos e com menor escolaridade e cujas PMEs possuem maior estabilidade são os mais heurísticos. Com essas constatações, pretende-se que os agentes vinculados às PMEs possam entender como fazem suas escolhas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Allais, M. (1953). Le comportement de l'homme rationnel devant le risque: critique des postulats et axiomes de l'Ecole Americaine. Econometrica, 21(4), 503-546. http://dx.doi.org/10.2307/1907921

Ancarani, A., Di Mauro, C. y D’Urso, D. (2016). Measuring overconfidence in inventory management decisions. Journal of Purchasing & Supply Management, (22), 171-180. https://doi.org/10.1016/j.pursup.2016.05.001

Bazerman, M. H. (2006). Judgment in managerial decision making (6.a ed.). Nueva York: John Wiley & Sons.

Bernoulli, D. (1954). Exposition of a new theory on the measurement of risk. Econometrica, 22(1), 23-36. https://doi.org/10.2307/1909829

Bonatti, P. (2011). Teoría de la decisión (1.a ed.). Buenos Aires: Pearson.

Briozzo, A. (2007). Identificación de los elementos determinantes de la estructura de capital de pequeñas y medianas empresas argentinas (tesis doctoral en Economía). Departamento de Economía, Universidad Nacional del Sur, Bahía Blanca, Argentina.

Briozzo, A. y Vigier, H. (2009). La estructura de capital de las pequeñas y medianas empresas argentinas. Estudios Económicos, 26(53), 1-55.

Briozzo, A., Vigier, H. P., Castillo, N., Pesce, G. y Speroni, M. C. (2016). Decisiones de financiamiento en pymes: ¿existen diferencias en función del tamaño y la forma legal? Estudios Gerenciales, 32(138), 71-81. https://doi.org/10.1016/j.estger.2015.11.003

Brownlie, D. y Spender, J. C. (1995). Managerial judgment in strategic marketing: Some preliminary thoughts. Management Decision, 33(6), 39- 50. https://doi.org/10.1108/00251749510087641

Busenitz, L. W. y Barney, J. B. (1997). Differences between entrepreneurs and managers in large organizations: Biases and heuristics in strategic decision-making. Journal of Business Venturing, 12(1), 9-30. https://doi.org/10.1016/S0883-9026(96)00003-1

Chahin, T. (2016). El impacto de los trabajos de Daniel Kahneman en la Administración. Ciencias Administrativas, (7), 49-56.

Citci, S. H. y Inci, E. (2016). Career concerns and Bayesian overconfidence of Managers. International Journal of Industrial Organization, (46), 137-159. https://doi.org/10.1016/j.ijindorg.2016.04.005

Dias, N., Avila, M., Campani, C. H. y Maranho, F. (2019). The heuristic of repre-sentativeness and overconfidence bias in entrepreneurs. Latin American Business Review, 20(4), 317-340. https://doi.org/10.1080/10978526.2019.1656536

Gilovich, T., Griffin, D. & Kahneman, D. (2002). Heuristics and biases: The psychology of intuitive judgement. Nueva York: Cambridge University Press. https://doi.org/10.5465/amr.2004.14497675

González Gómez, N. (2000). ¿El consenso sobre la racionalidad económica? Estudios Gerenciales, 16(76), 49-60.

Guisande González, C., Vaamonde Liste, A. y Barreiro Felpeto, A. (2011). Tratamiento de datos con R, STATISTICA Y SPSS. Madrid: Díaz De Santos.

Gujarati, D. N. y Porter, D. C. (2006). Econometría Básica. (5.a ed.). México: Mc Graw Hill.

Hernández Ramírez, M. (2013). Finanzas conductuales: un enfoque para Latinoamérica. TEC Empresarial, 3(3), 8-17.

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, M. P. (2010). Metodología de la Investigación (5.a ed.). México: Mc Graw Hill.

Huygens, C. (1657). De ratiociniis in ludo aleae. Ex officinia J. Elsevirii, 1980.

Kahneman, D. (2003). Mapas de racionalidad limitada: psicología para una economía conductual. Revista Asturiana de Economía, (28), 181-225.

Kahneman, D. (2011). Thinking, fast and slow. Nueva York: Farrar, Straus and Giroux.

Kahneman, D. y Tversky, A. (1972). Subjective probability: A judgment of representativeness. Cognitive Psychology, (3), 430-454. https://doi.org/10.1016/0010-0285(72)90016-3

Kahneman, D. y Tversky, A. (1979). Prospect theory: An analysis of decision under risk. Econometrica, 47(2), 263-291.

Kahneman, D., Slovic, P. y Tversky, A. (1982). Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511809477

Kahneman, D., Wakker, P. P. y Sarin, R. (1997). Back to Bentham? Explorations of experienced utility. Quarterly Journal of Economics, 112(2), 375-406. https://doi.org/10.1162/003355397555235

Kruskal, W. H. y Wallis, W. A. (1952). Use of ranks in one-criterion variance analysis. Journal of the American Statistical Association, 47(260), 583-621. https://doi.org/10.2307/2280779

Loewenstein, G., Weber, E. U., Hsee, C. K. y Welch, N. (2001). Risk as feeling. Psychological Bulletin, 127(2), 267-286. https://doi.org/10.1037/0033-2909.127.2.267

Lorenzana de la Varga, T. y Lao Herrerías, M. (2015). Finanzas conductuales: la presencia de mujeres en los consejos de administración y su influencia sobre algunas decisiones financieras. Comparativa IBEX35 y DAX30. XVIII Congress of the International Association for fuzzy - set Management and Economy (SIGEF), Girona, España.

Manzanal, M. N. (2017). Los factores racionales y heurísticos en la toma de decisiones del empresario PyME (tesis doctoral en Ciencias de la Administración). Departamento de Ciencias de la Administración, Universidad Nacional del Sur, Bahía Blanca, Argentina.

Manzanal, M. N., Milanesi, G. S., Vigier, H. P. y Toscana, L. (2015a). Análisis del impacto de heurísticas en la toma de decisiones en condiciones de incertidumbre en las PyMEs. Revista de la Escuela de Perfeccionamiento en Investigación Operativa, 23(37), 47-64.

Manzanal, M. N., Pesce, G., Milanesi, G. S., Vigier, H. P. y Terceño Gómez, A. (2015b). Razón versus intuición: ¿cómo deciden los empresarios de PyMEs? XX Reunión Anual de la RED PYMES MERCOSUR, Bahía Blanca, Argentina.

Manzanal, M. N., Vigier, H. P., Briozzo, A., Milanesi, G. S. y Martínez, L. (2015c). Construcción de funciones de pertenencia a partir del uso de la teoría de expertos. Medición de la presencia de heurísticas en la toma de decisiones. XVIII Congress of the International Association for fuzzy - set Management and Economy (SIGEF), Girona, España.

Manzanal, M. N., Milanesi, G. S. y Vigier, H. P. (2017). Representatividad, disponibilidad y sobreconfianza: las heurísticas de los empresarios pyme. Revista Escritos Contables y de Administración, 7(2), 71-94.

Odean, T. (1998). Volume, volatility, price, and profit when all traders are above average. The Journal of Finance, 53(6), 1887-1934. https://doi.org/10.1111/0022-1082.00078

Russell, T. y Thaler, R. (1985). The relevance of quasi rationality in competitive markets. The American Economic Review, 75(5), 1071-1082.

Shefrin, H. (2008). A behavioral approach to asset pricing (2.a ed.). Nueva York: Academic Press Advanced Finance Series. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-374356-5.X5001-3

Shefrin, H. (2010). Behavioralizing finance. Foundations and Trends in Finance, 4(1-2), 1-184. http://dx.doi.org/10.1561/0500000030

Simon, H. A. (1955). A behavioral model of rational choice. The Quarterly Journal of Economic, 69(1), 99-118. https://doi.org/10.2307/1884852

Simon, H. A. (1978). Rationality as process and product of thought. The American Economic Review, 68(2), 1-16. https://doi.org/10.1017/CBO9780511598951.005

Simon, H. A. (1986). The information processing explanation of gestalt phenomena. Computers in Human Behavior, (2), 241-255. https://doi.org/10.1016/0747-5632(86)90006-3

Slovic, P., Finucane, M., Peters, E. y MacGregor, D. G. (2002). Rational actors or rational fools: Implications of the affect heuristic for behavioral economics. The Journal of Socio-Economics, 31(4), 329-342. https://doi.org/10.1016/S1053-5357(02)00174-9

Stanovich, K. E. y West, R. F. (2000). Individual differences in reasoning: Implications for the rationality debate. Behavioral and Brain Sciences, (23), 645-665. https://doi.org/10.1017/S0140525X00003435

Thaler, R. H. (1980). Toward a positive theory of consumer choice. Journal of Economic Behavior and Organization, 1(1), 39-60. https://doi.org/10.1016/0167-2681(80)90051-7

Thaler, R. H. (2018). Economía del comportamiento: pasado, presente y futuro. Revista de Economía Institucional, 20(38), 9-43. https://doi.org/10.18601/01245996.v20n38.02

Tversky, A. y Kahneman, D. (1973). Availability: A heuristic for judging frequency and probability. Cognitive Psychology, 5(2), 207-232. https://doi.org/10.1016/0010-0285(73)90033-9

Tversky, A. y Kahneman, D. (1974). Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. Science, 185(4157), 1124-1131. https://doi.org/10.1126/science.185.4157.1124

Tversky, A. y Kahneman, D. (1981). The framing of decisions and the psychology of choice. Science, 211(4481), 453-458. https://doi.org/10.1126/science.7455683

Useche Arévalo, A. J. (2014). Exceso de confianza y optimismo en las decisiones de presupuesto de capital: las finanzas corporativas desde un enfoque centrado en el comportamiento. Revista Universidad y Empresa. 16(26), 95-116. http://dx.doi.org/10.12804/rev.univ.empresa.26.2014.03

Vigier, H., Briozzo, A. y Guercio, B. (2014). Grandes desafíos para pequeñas empresas: informalidad, financiamiento e información: el caso de las PYMES de Bahía Blanca. Bahía Blanca: EdiUNS.

Von Neumann, J. y Morgenstern, O. (1944). Theory of games and economic behavior. New Jersey: Princeton University Press.

Yazdipour, R. y Constand, R. L. (2010). Predicting firm failure: A behavioral finance perspective. Journal of Entrepreneurial Finance, 14(3), 90-104.

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Como Citar

O perfil decisório do empresário PME de Bahía Blanca, Argentina: que variáveis o caracterizam?. (2020). Estudios Gerenciales, 36(156), 288-298. https://doi.org/10.18046/j.estger.2020.156.3607