Empreendedorismo de negócios próprios no Peru: o papel dos fatores sociodemográficos pessoais al nível de departamentos
DOI:
https://doi.org/10.18046/j.estger.2018.146.2810Palavras-chave:
Empreendedorismo, Criação de negócios, Fatores sociodemográficos, PeruResumo
O objetivo deste artigo, é especificar as variáveis sociodemográficas pertencentes ao indivíduo que determinam a criação de negócios próprios nos departamentos do Peru. Para fazer isso, com informações da Pesquisa Nacional de Famílias sobre Condições de Vida e Pobreza do ano 2015, realizam-se regressões econométricas de um modelo probit para cada um dos 24 departamentos. Os resultados indicam que as principais características sociodemográficas que determinam a probabilidade de estabelecer um negócio são: a idade da pessoa, a situação laboral, a experiência profissional, o ensino superior alcançado, o tamanho do agregado familiar, a condição de chefe de família, e o número de membros da família que geram renda pessoal. Outras 11 variáveis sociodemográficas consideradas mostram relevância estatística apenas em alguns departamentos.
Downloads
Referências
Alba-Ramírez, A. (1994). Self-employement in the midst of unemployment: the case of Spain and the United States. Applied Economics, 26(3), 189-204.
Alderete, M. (2012). El impacto de las TIC en la actividad emprendedora a nivel de países. VLVII Reunión Anual - Asociación Argentina de Economía Política. Recuperado el 12 de enero de 2017, de: http://www.aaep.org.ar/anales/ works/works2012/Alderete.pdf.
Aldrich, H. y Cliff, J. E. (2003). The pervasive effects of family on entrepreneurship: toward a family embeddedness perspective. Journal of Business Venturing, (18), 573–596.
Alvarez, A. y Valencia, P. (2008). Un análisis de los factores sociodemográficos determinantes en la creación de empresas en el marco de la interculturalidad. Revista de Economía Mundial, 18, 341-353.
Álvarez, C., Noguera, M. y Urbano, D. (2012). Condicionantes del entorno y emprendimiento femenino. Economía Industrial, 383, 43-52.
Ashcroft, A., Holden, D. y Low, K. (2004). Potencial entrepreneurs and the self-employment choice decision. Discussion Papers in Economics 04-16. Glasgow: University of Strathclyde. Recuperado el 22 de febrero de 2017, de: https://www. strath.ac.uk/media.
Atienza, M., Lufín, M. y Romaní, G. (2016). Un análisis espacial del emprendimiento en Chile. Más no siempre es mejor. Revista Eure- Revista De Estudios Urbano Regionales, 42(127), 111-135.
Backman, M. y Karlsson, Ch. (2013). Determinants of entrepreneurship. Is it all about the individual or the región?. Electronic Working Paper Series No. 338. Recuperado el 22 de diciembre de 2017, de: file:///C:/Users/User/Desktop/FULLTEXT01.pdf
Bhagavatula, S., Elfring, T., Van Tilburg, A. y Van de Bunt, G. G. (2010). How social and human capital influence opportunity recognition and resource mobilization in India´s handloom industry. Journal of Business Venturing, 25(3), 245-260.
Blanchflower, D., Oswald, A. y Stutzer, A. (2001). Latent Entrepreneurship Across Nations. European Economic Review, 45(4-6), 680-691.
Bosma, N. y Schutjens, V. (2011). Understanding regional variation in entrepreneurial activity and entrepreneurial attitude in Europe. The Annals of Regional Science, 47(3), 711-742.
Capelleras, J., Cotín, I., Sánchez, V. M. y Larraza, M. (2013). The influence of individual perceptions and the urban/rural environment on nascent entrepreneurship. Investigaciones Regionales, 26, 97-113.
Contín, I., Larraza, M. y Mas, I. (2007). Características distintivas de los emprendedores y los empresarios establecidos: evidencia a partir de los datos REM de Navarra. Revista de Empresa, 20, 10-19.
Corradin, S. y Popov, A. (2013). House price, home equity and entrepreneurships. Working Paper Series 1544. Recuperado el 03 de febrero de 2017, de: https://www.ecb.europa.eu/pub/pdf/scpwps/ecbwp1544.pdf?fa04c22695e5cb3ff81e7195452402d5.
Davidsson, P. y Honig, B. (2003). The role of social and human capital among nascent entrepreneurs. Journal of Business Venturing, 18(3), 301-331.
Delfmann, H. y Koster, S. (2016). The effect of new business creation on employment growth in regions facing population decline. The Annals of Regional Science, 56(1), 33-54.
Delmar, F. y Davidsson, P. (2000). Where do they come from? Prevalence and characteristics of nascent entrepreneurs. Entrepreneurship & Regional Development, 12, 1-23.
Doh, S. y Zolnik, E. (2011). Social capital and entrepreneurship: An exploratory analysis. African Journal of Business Management, 5(12), 4961-4975.
Dunn, T. y Holtz-Eakin, D. (2000). Financial capital, human capital, and the transition to self-employement: Evidence from intergenerational links. Journal of Labor Economics, 18(2), 282-305.
Estrin, S., Mickiewicz, T. y Stephan, U. (2016). Human capital in social and comercial entrepreneurship. Journal of Business Venturing, 31(4), 449-467.
Evans, D. S. y Leighton, L. (1989). Some Empirical Aspects of Entrepreneurship. The American Economic Review, 79(3), 519-535.
Figueiredo, V. y Oliveira, A. (2015). Assessing the main determinants of entrepreneurship in Portugal. Tourism & Management Studies, 11(1), 182-190.
García, C., Martínez, A. y Fernández, R. (2007). Análisis de los factores determinantes de la creación de empresas: una evidencia empírica en Castilla y León. En Asociación Española de Dirección y Economía de la Empresa (Eds), Decisiones basadas en el conocimiento y en el papel social de la empresa: XX Congreso anual de AEDEM. (pp. 615-627). Palma de Mallorca: Asociación Española de Dirección y Economía de la Empresa (AEDEM). Recuperado el 25 de marzo de 2017, de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=275448#volumen33919
García, P. M. y Valencia, P. (2009). Factores de éxito del proceso de puesta en marcha de la empresa: valores culturales, redes sociales y ayudas públicas. Investigaciones Europeas de Dirección y Economía de la Empresa, 15(3), 105-121.
Giacomin, O., Janssen, F., Guyot, J. y Lohest, O. (2011). Opportunity and/or necessity entrepreneurship? The impact of the socio-economic characteristics of entrepreneurs. MPRA Paper 29506. Recuperado el 24 de marzo de 2017, de: https://mpra.ub.uni-muenchen.de/29506/.
Giannetti, M. y Simonov, A. (2004). On the determinants of entrepreneurial activity: Social norms, economic environment and individual characteristics. Swedish Economic Policy Review, 11, 269-313.
Glaeser, E.L. (2007). Entrepreneurship and the city. Working Paper 13551. Recuperado el 29 de noviembre de 2017, de: http://www.nber.org/papers/w13551
Glocker, D. y Steiner, V. (2007). Self-employment: A way to end unemployment? Empirical evidence from German pseudo-panel data. Discussion Paper 2561. Recuperado el 30 de marzo de 2017, de: http://ftp.iza.org/dp2561.pdf.
Gluzmann, P., Jaume, D. y Gasparini, L. (2012). Decisiones laborales en América Latina: el caso de los emprendedores. Un estudio sobre la base de encuestas de hogares. CAF: Documento de Trabajo No. 2012/06. Recuperado el 27 de febrero de 2017, de: https://www.caf.com/media/4256/decisiones-laborales-america-latina-emprendedor es.pdf.
Guerra, G. y Patuelli, R. (2013). The role of job satisfaction in transitions into self employement. RCEA. Recuperado el 30 de febrero de 2017, de: http://www.rcfea.org/RePEc/pdf/wp6312.pdf.
Instituto Nacional de Estadística e Informática – INEI. (2015). Encuesta Nacional de Hogares sobre Condiciones de Vida y Pobreza 2015. Lima, Perú.
Instituto Nacional de Estadística e Informática – INEI. (2016). Nota de prensa No. 231. Lima, Perú.
Jelenc, L., Pisapia, J. y Ivanusic, N. (2016). Demographic variables influencing individual entrepreneurial orientation and strategic thinking capability. Journal of Economic and Social Development, 3(1), 3-16.
Johansson, E. (2000). Self – employement and the predicted earnings diferential – evidence from Finland. Finnish Economic Papers, 13(1), 45-55.
Kelley, D., Singer, S. y Herrington (2016). Global Entrepreneurship Monitor 2015/2016. Babson College. Recuperado el 02 de diciembre de 2016, de: http://www.gemconsortium.org/report/49480.
León, J. y Huari, D. (2010). Determinantes del proceso de emprendimiento empresarial femenino en el Perú. Revista Pensamiento Crítico, 13, 57-70.
León, J. (2017). Influencia de las características sociodemográficas individuales en la creación de negocios en el Perú. Tesis doctoral. Lima, Perú: Universidad Nacional Mayor de San Marcos.
Moa-Liberty, A., Tunde, A. y Tinuola, O. (2016). The influence of self-efficacy and socio-demographic factor son the entrepreneurial of selected Youth Corp members in Lagos, Nigeria. Bolletin of Geography Socio-Economic Series, 34, 63-71.
Morales-Gualdrón, S. T. y Roig, S. (2006). La decisión de crear una empresa: Un análisis a partir de la base de datos del proyecto GEM. En Cuervo A., Ribeiro, D. y Roig, S. (Eds.), Entrepreneurship: conceptos, teoría y perspectiva (pp. 286-303). Valencia: Fundación Bancaja.
Neira, I., Portela, M., Cancelo, M., y Calvo, N. (2013). Social and human capital as determining factors of entrepreneurship in the Spanish Regions. Investigaciones Regionales, 26, 115 – 139.
Omotoso, F.O. y Daramola, G.A. (2005). Socio-economic factors influencing entrepreneurship among women in fishing communities in Ondo state, Nigeria. Journal of Agriculture and Social Research, 5 (1), 1-11.
Pekkala, S., Kerr, W. R. y Nanda, R. (2015). House Money and Entrepreneurship. Working paper 15-069. Recuperado el 12 de marzo de 2017, de: http://www.hbs.edu/faculty/Publication%20Files/15-069_3593e8fe-09b2-4ede-8111-89d8b2511217.pdf.
Poschke, M. (2013). Who becomes an entrepreneur? Labor market prospects and occupational choice. Journal of Economic Dynamics & Control, 37(3), 693–710.
Renzulli, L., Aldrich, H. y Moody, J. (2000). Family matters: gender, networks, and entrepreneurial outcomes. Social Forces, 79(2), 523 – 546.
Reynolds, P. D., Carter, N. M., Gartner, W. y Greene, P. G. (2004). The prevalence of nascent entrepreneurs in the United States: Evidence from the panel study of entrepreneurial dynamics. Small Business Economics, 23(4), 263-284.
Ritsila, J. y Tervo, H. (2002). Effects of unemployment on new firm formation: micro-level panel data evidence from Finland. Small Business Economics, 19(1), 31-40.
Singh, I. (2014). Role of demographic variables in the formation of entrepreneurial intention. IOSR Journal of Business and Management, 16(12), 20-25.
Singh-Knights, D., Smith, D. K. y Budumuru, Y. (2006). Determinants of entrepreneurship and small business activity: A two-stage regression analysis. Division of Resource Management West Virginia University, Morgantown, WW. Recuperado el 22 de marzo de 2017, de: http://ageconsearch.umn.edu/bitstream/ 21447/1/sp06si02.pdf.
Thompson, P., Jones-Evans, D. y Kwong, C. (2010). Education and entrepreneurial activity: A comparison of White and South Asian Men. International Small Business Journal, 28(2), 147-162.
Tullao, T. S. y Rivera, J. P. (2014). Facilitating and inhibiting factors of entrepreneurial activities of OFW-dependent households. Manila: Salle University. Recuperado el 11 de enero de 2017, de: http://catalog.ihsn.org/index.php/citations/29454
Uddin, M. A., Mohammad, S. y Hammami, S. (2016). Influence of Demographic Factors on the Entrepreneurial Intentions of University Students in Oman. Investment Management and Financial Innovations, 13(1), 86-91.
Valencia, M. (2008). Factores determinantes de la creación de una empresa en la etapa del proceso de puesta en marcha de una empresa.Tesis doctoral. Cuenca, España: Universidad de Castilla-La Mancha. Recuperado el 20 de enero de 2017, de: https://ruidera.uclm.es/xmlui/bitstream/handle/10578/988/255%20Factores%20determinantes%20de%20la%20creaci%C3%B3n.pdf?sequence=1.
Van der Zwan, P., Verheul, I. y Thurik, R. (2012). The entrepreneurial ladder, gender and regional development. Small Business Economics, 39(3), 1-17.
Veciana, J. (2006). Creación de empresas como programa de investigación científica. En Cuervo A., Ribeiro, D. y Roig, S. (Eds.), Entrepreneurship: conceptos, teoría y perspectiva (pp. 24-65).Valencia: Fundación Bancaja.
Vélez, J. (2011). Impacto de las TIC en el emprendimiento empresarial: Estimaciones econométricas a nivel de un panel de países. Universidad de los Andes. Recuperado el 10 de febrero de 2017, de: http://www.acorn-redecom.org/ papers/2011OspinaEspanol.pdf.
Verhuel, I., Van Stel, A. y Thurik, R. (2004). Explaining female and male entrepreneurship across 29 countries. SCALES-paper N200403.
Vinogradov, E. y Gabelko, M. (2010). Entrepreneurship among Russian immigrants in Norway and their stay at home peers. Journal of Developmental Entrepreneurship, 15(4), 461-479.
Wagner, J. (2006). Are nascent entrepreneurs jacks-of-all-trades? A test of lazear’s theory of entrepreneurship with German data. Applied Economics, 38(20), 2415-2419.
Xi, G., Block, J., Lasch, F., Robert, F. y Thurik, R. (2016). Work experience from paid employment and the path to entrepreneurship: Business takeover versus new venture Start-Up. Discusion Paper 9949. Recuperado el 05 de enero de 2017, de: http://ftp.iza.org/dp9949.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos serão responsáveis dos mesmos e, assim, não comprometam os princípios ou políticas da Universidade Icesi nem do Conselho Editorial da revista Estudios Gerenciales. Os autores autorizam e aceitam a transferência de todos os direitos para a revista Estudios Gerenciales para a publicão impressa ou eletrônica. Após a publicação do artigo, pode ser reproduzido sem a permissão do autor ou da revista, se mencionar o(s) autor(es), o ano, o título, o volume e o número e o intervalo de páginas da publicação, e Estudios Gerenciales como fonte (se abster de utilizar Revista Estudios Gerenciales).